Equipes: Como liderar e gerenciar para produzir mais

Iara Melo janeiro 25, 2021 0 Comments

Antes de mais nada saiba que a leitura dessa matéria Equipes : como liderar e gerenciar para produzir mais, irá melhorar, e muito, o desempenho e o sucesso da sua equipe! Vem comigo!

Trabalhar em equipe é uma habilidade que tem sido procurada por muitos gestores ao analisar e separar currículos para oportunidades. Isso porque, quando se tem uma equipe que consegue trabalhar em harmonia, os resultados são melhores que os esperados.

Há maior produtividade, maior engajamento, mais facilidade na execução de tarefas e muito mais resultados positivos.

Entretanto, falar sobre os benefícios é muito fácil. Mas, ter e manter uma equipe alinhada não é tarefa fácil, por isso hoje nosso assunto é sobre liderança.

Vamos aprender juntos um pouco mais sobre essa incrível arte de liderar e incentivar sua equipe?

Por que separar equipes de trabalho?

Primeiramente todos concordam que quando executamos uma atividade sozinhos, levamos mais tempo e passamos por muitos desafios, em outras palavras temos de manter a agenda impecavelmente organizada, seguir horários pesados, se preocupar com infinitos detalhes de cada fase da execução, e tudo isso para no final não ficar 100% satisfeito com o resultado.

Nesse sentido separar equipes de trabalho evita toda essa dor de cabeça, porque cada integrante do time ficará responsável por uma etapa. Quando se divide um processo em etapas e atribui cada uma delas a uma pessoa diferente, um leque de benefícios é aberto. Porque espera-se que cada pessoa se dedique ao máximo naquela etapa, dedicando 100% do seu tempo e de suas habilidades aquela fatia da execução.

No final, todo o seu processo terá recebido dedicação e
esforços máximos. E como você como líder deste time campeão pode avaliar do
lado de fora da atividade, onde há possíveis erros ou onde é recomendável
melhorar. Por isso todo gestor deve ser também um bom líder, e deve acima de
tudo saber trabalhar em equipe.

Ter uma equipe de sucesso depende (e muito) do gestor

Por vezes um caso não muito comum, mas que pode afetar muito a criação de equipes, é o dos gestores que não sabem lidar com a própria liderança. Quando o gestor não consegue trabalhar em equipe um doloroso caminho é criado. Alguns gestores tem dificuldade em delegar tarefas e confiar no processo de execução, há aqueles que não confiam que tudo será feito corretamente, ou que preferem executar boa parte do processo por garantia de que será feito do seu jeito.

O pior caso é com toda certeza o do gestor que delega
atividades a equipe, permite que o processo seja executado e recebe o resultado
completo. Porém por pura insegurança (ou dificuldade em trabalhar em equipe)
passa noites em claro conferindo (e refazendo) etapa por etapa. Portanto, antes
de pensar em separar seu time, reflita: Você sabe trabalhar em equipe?

Agora antes de responder a essa pergunta vamos analisar as habilidades que um líder de equipes deve possuir:

Confiança:

Aproveitando o gatilho citado anteriormente, o que acontece
quando não se tem confiança? Relacionamentos se tornam conflituosos, amizades
se perdem…

No trabalho em equipe essa ausência de confiança causa problemas
que vão desde o retrabalho até a demissões. Quando falamos sobre ser um líder é
necessário se permitir confiar no outro! Se você tiver problemas relacionados a
essa confiança, é importante saber se ela tem como causa um problema interno e
pessoal, ou se é derivado da atitude do outro.

Se a atitude dos seus companheiros de jornada não lhe traz
confiança, é hora de rever quem está ao seu lado. Se for algo de cunho pessoal,
procure ajuda!

Gerenciamento de Conflitos

Quando há um time trabalhando na mesma atividade os benefícios são gigantescos. Mas, nem tudo são flores. Alguns conflitos surgem e você como líder e gestor deve apaziguar cada um deles, é importante ouvir cada lado da situação, e tomar decisões sempre racionais como líder, não como amigo ou companheiro de empresa.

Comunicação

Você como líder é quem levará cada missão, e precisa que
todos os envolvidos entendam exatamente a mensagem. Um bom líder sabe se
comunicar com sua equipe, sabe ouvir e retirar dúvidas, bem como sabe guiar
cada membro no caminho correto.

Na hora de delegar tarefas a sua equipe, a comunicação deve ser fluída, fácil e extremamente clara. Então não pode haver dúvidas quanto ao processo, ou quanto as responsabilidades de cada membro. Nesse ponto se precisar de ajuda, utilize o illis para atribuir e gerenciar cada processo.

Flexibilidade

Algumas características são comuns em equipes de sucesso,
proatividade e criatividade são duas delas. Mas para que os colaboradores
consigam desenvolver e utilizar essas habilidades, é necessário que o líder do
time seja flexível e receptivo.

Quando se é flexível a mudanças, ou escuta (mesmo sem
intenção de aplicar) sugestões ainda que diferentes, você estimula sua equipe a
pensar mais e mais.

É claro que a lista de característica de um líder não para
por aí, mas já foi o suficiente para que você se identifique não é mesmo?

Por fim, mas não menos importante…

É válido lembrar por fim que, algumas vezes será necessário fazer alterações nas próprias equipes. É normal se um colaborador não se adapta ao seu time, ou se não atende suas expectativas. Mas, saiba reconhecer e agir nesses casos!

Em conclusão, quanto ao gerenciamento do seu time, não deixe de conferir as incríveis funcionalidades do illis. O software perfeito para o gerenciamento do seu time! Tornar sua equipe produtiva e engajada nunca foi tão simples!

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AboutIara Melo
Diretora de Marketing illis soluções, Escritora, Redatora, Criadora de Conteúdo e quando sobra tempo inventa uma forma de dominar o mundo (ainda está tentando).

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